Notícias

Light deve dar desconto de 15% na conta

Usuários consideram muito baixa a indenização pelos prejuízos


26/04/2024 - Edição 2195

Grande parte dos insulanos estão revoltados com o recente acordo judicial realizado entre a Defensoria Pública e a Light para indenização dos usuários afetados pelas longas interrupções no fornecimento de energia durante o mês de janeiro até o final de fevereiro.  

De acordo com o termo de compromisso, usuários regulares, ativos e adimplentes que tenham sido afetados por mais de quatro horas, terão um desconto único de 15% sobre o valor total do consumo creditado na fatura do mês de abril. O valor foi considerado abaixo da expectativa.  

A crise de energia que ocorreu na Ilha de modo grave, no início do ano, causou prejuízos severos, especialmente para os comerciantes, que perderam não apenas produtos, mas também dias de vendas devido à falta de eletricidade. Diante da instabilidade da energia na época, muitos passaram por momentos de transtorno e dificuldades decorrentes das frequentes interrupções no fornecimento de energia ao ponto de nem mesmo conseguir manter a máquina de cartão ligada para pagamento do cliente.  

— Ficou barato demais para a Light mediante ao grande transtorno que causou a todos nós. Até o Shopping teve que fechar, já que não havia energia nas lojas. Eu tive prejuízos incalculáveis com perda de equipamento e mantimentos. Teve um dia que a energia parou justamente no horário da manhã, onde preparamos os produtos para os clientes. Fui na raça, fiz o que pude. E agora vem oferecendo apenas 15%? — indaga a proprietária da padaria Vale de Cambra, Marluce Martins.  

A Light deve compensar também a crise de energia com um repasse de R$100 mil ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor, da Secretaria de Cidadania da Prefeitura do Rio, como forma de compensação coletiva.  

— O que a Light e a Defensoria Pública não estão levando em consideração é o prejuízo dos eletrodomésticos e demais aparelhos eletrônicos que foram queimados e não funcionam mais. A Light diz que aceita solicitação para indenização de equipamento elétrico, mas na hora que vamos ver exige diversos documentos que na maioria dos casos ninguém mais tem. É complicado demais — afirma o morador Francisco da Costa, que garante ter perdido um micro-ondas e um ar-condicionado durante as oscilações de tensão e falta de energia na região.  

Enquanto isso, a Light segue nas ruas da Ilha tentando corrigir a ausência de um planejamento. A concessionária segue na Estrada do Galeão em busca do conserto e troca de cabos, para melhorar a robustez e a capacidade do sistema elétrico local. A ideia, segundo a Light, é proporcionar uma maior estabilidade e confiabilidade no serviço.